Informações

.

Curso de Formação em

COMUNICAÇÃO FACILITADA PARA PESSOAS AUTISTAS


Coordenação: Carlos Lucena de Aguiar, MSc (Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz)

Professor: Carlos Lucena de Aguiar, MSc.

Palestrantes Convidados: Tícia Cavalcante, PhD (UFPE); Isabela Barros, PhD (UNICAP); Fernanda Orsati, PhD (Hussman Institute for Autism/EUA); Rogério da Silva, Espec. (Prefeitura de Jaboatão); e Pedro de Lucena, usuário de CF (Col. Grande Passo).

Carga horária total: 90 horas, sendo 45h de aulas teóricas e 45h de aulas práticas, mais  observações/demonstrações individualizadas da aplicação da estratégia.

Público alvo: Profissionais e estudantes das áreas de saúde e educação, como também familiares, envolvidos com o ensino, tratamento ou cuidado de pessoas autistas.

EMENTA

A Tecnologia Assistiva (TA) abrange dispositivos, técnicas e processos que podem prover assistência, reabilitação e melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. A Comunicação Alternativa e Suplementar (CAS) é o ramo da TA que visa viabilizar a comunicação para pessoas sem fala nem escrita funcional. Para alcançarem sucesso no uso de dispositivos de comunicação alternativa, algumas pessoas com autismo podem necessitar da mediação e do apoio realizado por um parceiro de comunicação, sendo este o propósito da estratégia de Comunicação Facilitada. Na capacitação serão abordados, em nível básico, os seguintes tópicos da Comunicação Facilitada para pessoas autistas: história e antecedentes; conceitos neuromotores; apoio físico; apoios ao comportamento; apoios comunicativos; apoio emocional; monitoração; construção de mensagens; dispositivos para comunicação facilitada; atividades na escola; documentação; promoção da independência; e outras boas práticas.

OBJETIVO GERAL

Contribuir para o desenvolvimento da comunicação e da participação de pessoas com autismo, melhorando sua qualidade de vida e abrindo novas perspectivas de inclusão social e escolar.

METODOLOGIA

Os conteúdos e a metodologia da capacitação segue os Padrões de Treinamento em Comunicação Facilitada do Instituto de Comunicação e Inclusão (ICI) da Universidade de Syracuse (EUA), referência mundial no ensino dessa estratégia.

Serão utilizados os seguintes recursos: aulas expositivas; análises de filmes e vídeos; conversas com usuários; simulações de uso da estratégia; e supervisão da aplicação da estratégia, a partir de filmagens e registros dos atendimentos feitos pelos participantes junto a pessoas autistas.

A capacitação envolverá o desenvolvimento de novas atitudes, conhecimentos e principalmente de novas habilidades dos participantes. Para isso, aproximadamente metade da carga horária será destinada a aspectos teóricos e de sensibilização, enquanto a outra metade será usada em atividades voltadas à prática - exercícios e atividades aplicadas.

Essas atividades aplicadas enfocarão a vivência dos participantes no uso da Comunicação Facilitada, de forma que consolidem sua aprendizagem e adquiram a segurança necessária para aplicar a estratégia com êxito em seu cotidiano profissional. Diante da necessidade de dar atenção individualizada a cada participante nas atividades voltadas à prática, o número de vagas de cada turma, na segunda metade do curso, é limitado a 12.

O curso também inclui observações e demonstrações individualizadas da aplicação da estratégia de Comunicação Facilitada junto às pessoas autistas atendidas pelos participantes do curso.


SE VOCÊ ESTIVER INTERESSADO EM REALIZAR O CURSO, DEIXE SEU CONTATO NO CAMPO ABAIXO OU ENVIE UM E-MAIL PARA CARLOSLUCENA2000@YAHOO.COM

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora