Método

-

A Comunicação Facilitada é uma estratégia de comunicação alternativa e aumentativa na qual pessoas com deficiências na comunicação aprendem a se expressar apontando para objetos, figuras, palavras ou letras, ou digitando em um teclado. 

As pessoas que usam a comunicação facilitada geralmente são indivíduos que não conseguem falar ou possuem fala extremamente limitada ou alterada, ao mesmo tempo que não apresentam as habilidades necessárias para realizarem o ato de apontar de forma segura e confiável, ou seja, sob demanda e para tarefas com uma ou múltiplas etapas (Macedo & Orsati, 2011; Biklen, 2012). 

Na Comunicação Facilitada, um parceiro de comunicação (facilitador) fornece vários tipos de apoio ao indivíduo durante o ato de apontar ou digitar, incluindo um apoio físico, o qual visa remediar os problemas de movimento associados à dispraxia. Com isso, a técnica visa promover, de forma imediata, a realização de escolhas e a possibilidade de comunicação para essas pessoas, como elas nunca haviam tido antes (Macedo & Orsati, 2011). 

Alguns usuários encontram na Comunicação Facilitada o único meio para sua comunicação e expressão, como visto no filme documentário indicado ao Oscar em 2006, "Autism is a World", e na experiência ocorrida no Brasil relatada em Aguiar et al. (2012).

(Este texto foi baseado em Aguiar & Uchikawa, 2012 - "Dispraxia no autismo e apoio físico na Comunicação Facilitada")

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora